Agricultores se inscrevem no Papa – DF

Quem passou pelo estande da Secretária de Agricultura durante os três dias de “GDF junto a Você”, em São Sebastião pode conhecer o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa/DF). Uma esquipe de profissionais da pasta orientou a população e realizou inscrições dos interessados em fazer parte do projeto.
Segundo dados da Emater, 70% do Distrito Federal é área rural. E foi pensando nisso que governo lançou no ano passado o Papa/DF. A área rural de São Sebastião tem mais de três mil moradores e a produção se destaca no setor de produção de grãos como feijão, soja e milho, além de hortaliças e da pecuária.
A ideia é dar mais segurança ao pequeno agricultor que pode agora vender seus produtos de forma direta com o governo. “É um programa do governo local onde o pequeno produtor pode comercializar seus produtos para o governo sem a necessidade de licitação o que facilita muito a esse agricultor. Se o GDF quiser fornecer um café da manhã, ele pode comprar os produtos desses agricultores. Tem um evento e é necessária a compra de plantas ornamentais, através do PAPA/DF esse produto também pode ser fornecido pelo agricultor ao governo local”, explica o chefe da Comunicação Social da Secretaria, Ramon Paiva.
A venda via mercado governamental não se prende só a questão de alimentos. Vale lembrar que entra nessa lista, também, o mercado de flores e artesanato. Esses alimentos são distribuídos a pessoas em situação de risco, escolas, restaurantes comunitários, zoológico de Brasília, sistema prisional e sistema de saúde.
Mais de 300 agricultores participam do Programa e cada um deles pode comercializar com o governo até R$ 120 mil por ano, o que gera uma renda mensal de até R$ 10 mil. Para participar o produtor pode procurar uma das 16 unidades da EMATER espalhadas pelo Distrito Federal.

Fonte:

Deixe um comentário