Agricultoras Familiares do DF recebem prêmio

O grupo Raízes da Terra, da Chapadinha (Sobradinho-DF), foi um dos dez a receber o Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável, promovido pelo governo federal. A entrega aconteceu na última quarta-feira (13), durante o lançamento do programa “Mulher: Viver Sem Violência”, no Palácio do Planalto. As agricultoras familiares desenvolvem produção agroecológica e recebem orientação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), vinculada à Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, para qualificar a produção.
O prêmio, que deu R$ 20 mil a cada grupo vencedor, foi criado para dar visibilidade ao trabalho das mulheres do campo e da floresta no fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental e na geração da segurança alimentar. As agricultoras familiares do Raízes da Terra, único vencedor do DF, concorreram com mais de 550 grupos de todo o Brasil, que se inscreveram para o edital da premiação. As mulheres receberam o prêmio das mãos da presidenta da República, Dilma Roussef, e a presentearam com uma bandeja feita de palha de bananeira e uma sacola reciclável.
 O grupo é composto por 23 mulheres e faz parte da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Sobradinho (Astraf). A produção agroecológica é formada por hortifrutigranjeiros e fornecida para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além das feiras do DF. Para seguir o princípio agroecológico, os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos. 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Sites e Blogs

Deixe um comentário