Agora a Copa começou de verdade!

brazucaGrupos definidos, é hora de fazer os famosos prognósticos, cruzamentos, enfim, traçar o possível caminho da nossa seleção até a esperada final, dia 13 de julho, no Maracanã, um dos maiores palcos do futebol mundial.

Como era de se esperar, os grupos ficaram bem desequilibrados, principalmente em função da definição dos cabeças-de-chave Bélgica, Suíça e Colômbia, em detrimento de potências como Itália, Inglaterra e França.

Aparentemente, o Brasil foi favorecido, pois não pegou nenhuma grande força. Croácia, México e Camarões não são “galinhas-mortas”, mas também estão longe de pertencer à elite do futebol mundial. O México é quem tem maior tradição, mas não podemos esquecer que sua classificação ocorreu apenas na repescagem, pois as vagas diretas da Concacaf foram conquistadas por Estados Unidos, Costa Rica e Honduras.

Mas o “aparentemente” fica por conta do que vem pela frente. O cruzamento do Grupo A nas Oitavas de Final deverá ser com os gigantes europeus Espanha e Holanda, finalistas da última Copa. A não ser que o Chile resolva surpreender.

Quem se deu bem, de verdade, foi a Argentina: um grupo fraco com Bósnia, Irã e Nigéria, depois Suíça e Bélgica até uma provável semifinal com a Espanha. Além disso, o último jogo da primeira fase dos Hermanos será “em casa”. Porto Alegre deverá ser invadida pelos argentinos no dia 25/06, para o jogo contra a Nigéria.

Voltando ao Brasil, um caminho possível rumo ao hexa seria:

  • Primeira fase (jogos já confirmados):
  • Brasil x Croácia, dia 12/06, no Itaquerão (caso fique pronto!);
  • Brasil x México, dia 17/06, no Castelão;
  • Brasil x Camarões, dia 23/06, no Mané Garrincha;
  • Oitavas de Final: Brasil x Holanda, dia 28/06, no Mineirão;
  • Quartas de Final: Brasil x Inglaterra, dia 04/07, no Castelão;
  • Semifinal: Brasil x Alemanha, dia 08/07, no Mineirão;
  • Final: Brasil x Argentina, dia 13/07, no Maracanã.

Caso Brasil, Espanha, Itália, Argentina e Alemanha passem em primeiro em seus grupos, o Brasil só pegaria a Alemanha na semifinal, e Espanha, Argentina e Itália na final.

Muita emoção!


Deixe um comentário