Advogado que tramou fuga de Cerveró é preso no Rio

advogado

O advogado Edson Ribeiro, um dos acusados de tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato, foi preso na manhã desta sexta-feira, ao desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O advogado foi localizado pela polícia americana e concordou em voltar ao Brasil voluntariamente. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal foram avisados e ficaram de prontidão para prender o advogado.

Edson Ribeiro embarcou num voo da TAM em Miami e chegou ao Rio às 8h04m. Ele foi detido por agentes da PF e encaminhado para uma sala do aeroporto. Em seguida, ele foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio acompanhado por um comboio de duas caminhonetes. Ele usava uma calça jeans e uma camisa branca, e trazia apenas uma mala pequena na mão. O advogado teve a prisão decretada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira, no mesmo despacho em que foram emitidas as ordens de detenção do senador Delcício Amaral (PT-MS), do chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, e do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual. Antes de ter a prisão decretada, Ribeiro já estava nos Estados Unidos.

Ontem, Teori determinou a inclusão do nome do advogado na lista da difusão vermelha da Interpol. Horas depois, ele foi localizado pela polícia americana. O Ministério Público Federal avisou aos americanos que o advogado tinha dois prováveis endereços em Orlando, um deles seria uma casa perto de um parque aquático. A partir das informações, a polícia americana teria rastreado a movimentação do advogado na região.

A volta do advogado espontaneamente ao Brasil é considerada uma vitória dos investigadores. Se fosse preso nos Estados Unidos, a Procuradoria-Geral da República teria que pedir a extradição dele, um processo que poderia se arrastar por um longo período.

 


Em depoimento, Delcídio nega tentativa de obstruir Justiça


Senado decide manter prisão de Delcídio do Amaral por 59 votos a 13


Delcídio é o primeiro senador em exercício preso na história do Brasil


 

Fonte:

Deixe um comentário