Academia Taguatinguense de Letras é homenageada pela CLDF

Maria Félix Fonteles

A Academia Taguatinguense de Letras (ATL), uma das instituições literárias mais tradicionais e atuantes do Distrito Federal, será homenageada em sessão solene da Câmara Legislativa na segunda-feira (19), às 10h, pelos seus 33 anos de existência. “É o nosso reconhecimento pela contribuição da entidade ao desenvolvimento cultural do DF, além de seu apoio a projetos sociais de iniciativa da comunidade”, justifica a proponente da sessão, deputada Jaqueline Silva (PTB).

O presidente da ATL, Gustavo Dourado, destaca o trabalho desenvolvido junto à população, aos leitores, jovens estudantes, professores e pesquisadores. Ele lembra que, em 2013, a Academia – que funciona no complexo cultural da Escola Industrial de Taguatinga (EIT) – foi tombada pelo poder público como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Distrito Federal.

“Fomos reconhecidos também pelo Ministério da Cultura, em virtude de nossas atividades em escolas, feiras, bienais de livros, sempre incentivando a leitura por meio de palestras, oficinas, saraus e lançamentos de obras”, observa Dourado.

Bienais – Na atual gestão, a ATL participou de três Bienais Brasil do Livro e da Leitura, de cinco Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, de seis Feiras do Livro, incluindo a Feira Literária do Distrito Federal (Fli/DF), realizada em Taguatinga. Participou ainda do Fórum Mundial de Direitos Humanos, do Fórum Mundial da Água, das feiras do livro da Câmara Legislativa, e de centenas de eventos literários em escolas, universidades, faculdades e em instituições culturais. Em uma dessas ocasiões, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos adquiriu mais de trezentos livros de autores da ATL.

Entre os projetos realizados pela academia constam o recital poético-musical Beco das Letras, em sua décima-segunda edição; a Oficina de Cordel para estudantes, já com 60 aulas ministradas envolvendo cerca de 600 alunos; Projeto de Doação de Livros para escolas e instituições como a Secretaria de Educação do DF, a Fundação de Amparo ao Preso (Funap) e a Casa Azul.

Serviço:

Sessão solene da CLDF em homenagem à ATL

Data: 19 de agosto

Horário: 10h

Local: Plenário da CLDF

Deixe um comentário