Academia Brasileira de Ciência elege novos membros

As instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) têm pesquisadores entre os novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Entre os novos titulares estão o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Fernando Lázaro Freire Júnior, na área Ciências Físicas; Fernando Codá Marques, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em Ciências Matemáticas; e Niro Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Ciências da Terra.

Em sua assembleia geral ordinária, na quarta-feira (18), a ABC elegeu 24 membros titulares e seis correspondentes. A Academia escolheu, ainda, um membro colaborador, o quarto nos 97 anos da instituição. É o presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), Américo Fialdini Jr..

Na lista dos membros afiliados, eleitos pelas vice-presidências regionais, estão Emanuel Carneiro, do Impa, na área Ciências Matemáticas, e Pablo Javier Blanco, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Ciências da Engenharia.

A posse dos novos acadêmicos será em maio de 2014.

Fonte:

Deixe um comentário