A sensibilidade e a força de Letícia Fialho no Portfólio Sala Brasília

Letícia Fialho une palavra e música pela linha fina da sensibilidade ao tecer suas canções.

Para a compositora, cantora e instrumentista Letícia Fialho, a música popular e o encontro com os artistas populares são sua principal formação musical, apesar de ter passado por importantes instituições de ensino formal de música como a Escola de Música de Brasília e a Escola de Choro Raphael Rabello.

Guiada pela ancestralidade e permeada pela vivência quente dos subúrbios, pela magia boêmia das ruas e madrugadas, pelo gosto por soltar pipa e pela tendência a ralar joelhos, Letícia une palavra e música pela linha fina da sensibilidade ao tecer suas canções. Essa experimentação da linguagem e do instrumento, a pesquisa entre poesia e composição melódica, foi instigada pela graduação em Letras na Universidade de Brasília (UnB).  

Com três discos autorais, Letícia arranja, concebe e dirige cada trabalho seu, que tem grande representatividade no cenário musical do DF. A brasiliense também atua na concepção e na execução de trilhas sonoras de espetáculos de teatro.

Seu primeiro álbum, Maravilha Marginal, veio em 2018 com o apoio do FAC, pelo projeto “Letícia Fialho e a Orquestra da Rua”. O segundo, o EP Purpurina Anzol, é de 2019. E o terceiro, o EP A carta de fogo, será lançado este ano.

Desde 2012, Letícia também é cavaquinhista e violonista do premiado grupo Chinelo de Couro, que traz em seu repertório uma rica pesquisa sobre os ritmos da cultura popular brasileira. A cantora também integra o bloco de carnaval Essa Boquinha Eu Já Beijei e a banda Contém Dendê.

Sobre o Portfólio – O programa foi idealizado pelo músico Adriano Rocha e é realizado com o apoio cultural do Sindicato dos Bancários do DF. Para a seleção dos artistas, a curadoria leva em conta: a sua situação econômica em consequência da Covid-19, questões de gênero e raça e que sejam apresentados trabalhos autorais. Todos recebem cachê, mas o projeto também tem outro objetivo: entregar a cada participante um portfólio profissional com sua criação, estilo e personalidade artística. O programa vai ao ar aos domingos, às 20h, e é transmitido pelos canais do YouTube do Sindicato dos Bancários do DF e do Portfólio Sala Brasília.

Portfólio Sala Brasília

Data: 23/8, às 20h, com Letícia Fialho
Canais no Youtube: /bancariosbsb e Portfólio Sala Brasília
Contatos: Assessoria Sindicato dos Bancários (61) 3262-9090 e Comunicação Portfólio: (61) 98182-4555

Deixe um comentário