A obesidade tratada com equipe multiprofissional

A obesidade é resultante da ação de fatores ambientais, como hábitos alimentares, atividade física e condição psicológica sobre indivíduos que são predispostos geneticamente a apresentar excesso de tecido adiposo.

Quando há casos de obesidade na família de uma criança, a chance que ela tem de também tornar-se obesa é muito maior. Observar isso é importante para a prevenção do quadro. A probabilidade de um filho de obesos desenvolver as mesmas características é de 80%. Se apenas um dos genitores apresenta o quadro, a possibilidade se reduz para 40%.

Considerando esse aspecto multifatorial da obesidade, é de grande relevância que o indivíduo que apresenta esse quadro tenha um acompanhamento multiprofissional, para a garantia do sucesso, pois se houver falha em um ponto, o tratamento pode não ter sucesso.

A equipe deve ser formada por psicólogo, nutricionista, endocrinologista e educador físico. Outros profissionais podem ser necessários, de acordo com a necessidade do cliente ou paciente. A interação entre os membros da equipe também faz parte do sucesso do tratamento, pois os profissionais devem ter a mesma linha de raciocínio para atender às necessidades de quem busca o tratamento da obesidade.

Deixe um comentário