À espera de um milagre!

Todos os dias recebemos compartilhamentos de vídeos e receitas milagrosas relacionadas à covid-19 e sua cura ou prevenção. Recentemente, um grande pesquisador na área de nutrição e imunologia, Dr. Philip Calder, publicou um trabalho que tratou muito bem do que, de fato, pode ser efetivo para nos ajudar a ter uma maior proteção vinda do nosso sistema imunológico.

No corpo humano, o sistema imunológico é uma rede complexa e dependente de nutrientes provenientes da nossa dieta. Nesse trabalho, Dr. Calder traz os principais elementos que devem estar presentes na dieta, tais como fontes de vitaminas A, B6, B12, folato, vitaminas C, D e E, além de elementos como zinco, cobre, selênio e ferro.

A microbiota humana tem papel fundamental nesse processo. Para isso, probióticos e fibras prebióticas também devem estar presentes na nossa alimentação. Se fosse para traduzir aqui o que esse artigo traz como importante, eu diria que voltamos ao básico: alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, especialmente de origem vegetal, variada e equilibrada.

E com essa conclusão, eu te pergunto: por que insistimos em buscar milagres? Por que é tão difícil fazer o básico? Bom, se eu puder te dar uma dica, confie na natureza e busque uma alimentação baseada em vegetais para te ajudar nesse processo. Se tiver dificuldade ou quiser algo específico para suas necessidades, procure sempre um nutricionista!

Deixe um comentário