13º Prêmio será entregue na quinta-feira (20)

Evento será realizado virtualmente e terá show de Fernanda Abreu. Foto: Congresso em foco

O 13º Congresso em Foco de Jornalismo será entregue nesta quinta-feira (20), a partir das 20h. Devido à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez, a premiação não será feita presencialmente. A entrega virtual terá transmissão ao vivo pelas redes sociais e pela página do Congresso em Foco.

A votação na internet ocorreu de 17 a 31 de julho, período em que o júri e os jornalistas também escolheram os seus premiados, que são eleitos por três públicos diferentes: a votação popular via internet; a votação do júri especializado; e a dos jornalistas.

Mais de 2 milhões de pessoas participaram da votação popular. Pelo regulamento do prêmio, só puderam ser votados senadores e deputados que não são alvo de acusações criminais e que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias em 2020. Houve corrida nas redes sociais, onde celebridades e políticos que não concorreram fizeram campanha pedindo votos para os congressistas que apoiam.

O público pôde votar nas categorias gerais Melhores da Câmara e Melhores do Senado e nas especiais Defesa da Educação, apoiada pelo programa Todos pela Educação, e Clima e sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por 21 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Já o júri especializado reuniu representantes dos meios empresarial, acadêmico, trabalhista e do terceiro setor, além de um integrante da equipe do Congresso em Foco.

O editor do portal, jornalista Sylvio Costa, explica que a 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco “mantém a tradição dos anos anteriores de valorizar a atuação parlamentar e a democracia, incentivar as boas práticas na política e desfazer o mito de que todos políticos são iguais”.

Fernanda Abreu – Neste ano, após a premiação, a atração musical será a cantora Fernanda Abreu, que cantará alguns de seus principais sucessos. Com mais de 30 anos de carreira, a cantora, bailarina e compositora despontou nacionalmente na década de 1980 como backing vocal da banda Blitz. Em 1990 ela partiu para uma bem-sucedida carreira solo, com vários hits pop.

Jurados – Pelo quarto ano consecutivo, um júri especializado participará da escolha dos melhores parlamentares federais do País. A lista dos deputados e senadores aptos a disputar o Prêmio em 2020 está no site Congresso em Foco.

Segundo o regulamento, um dos jurados representará o Congresso em Foco, organizador do evento. Os demais, para assegurar pluralidade de escolhas e de visões, devem ter vínculos, respectivamente, com as áreas empresarial (Carolina Venuto), trabalhista (Viviane Pontes Sena), acadêmica (Carlos Nobre) e com entidades do terceiro setor (Priscila Cruz). Leia o perfil de cada um deles:

Carlos Nobre – formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é um dos mais conhecidos cientistas brasileiros, hoje dedicado ao monitoramento legislativo de temas ligados ao meio ambiente. É doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atuou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Integrou a equipe de cientistas responsáveis pelo Painel Global de Mudanças Climáticas, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e senior fellow da divisão brasileira do World Resources Institute.

Tudo no Congresso é pautado pelo lobby, afirma presidente da Abrig |  Congresso em Foco

Carolina Venuto – presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), entidade da qual já foi diretora capacitacional e coordenadora dos comitês de Jovens e Mulheres. Graduada em Direito e pós-graduação em Direito Público e Ciência Política, é sócia-diretora da Ética, Inteligência e Política. Anteriormente, adquiriu experiência em relações institucionais e governamentais no Ministério da Justiça, na Dominium Consultoria Política e no Itaú Unibanco, e como advogada associada dos escritórios Lamounier, Valadares, Vulcanis, e Nelson Paschoalotto.

Conheça os jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020 | Congresso em Foco

Edson Sardinha – editor-executivo do Congresso em Foco, no qual atua desde sua fundação, em 2004, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, vencedora do Prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo/Tim Lopes e que rendeu o Prêmio Esso ao site em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog, com série de reportagens sobre defensores de direitos humanos jurados de morte (1º lugar na categoria revista) e a história de um deputado ameaçado por grupos de extermínio (menção honrosa).

Precisamos de governos que tenham obsessão por resultados em educação, diz  presidente do Todos pela Educação | GaúchaZH

Priscila Cruz – presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, recebeu o prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Instituto Singularidades, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes; também é membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Conheça os jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020 | Congresso em Foco

Viviane Ponte Sena – jornalista com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento do Congresso Nacional, é coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organismo mantido pelo movimento sindical para monitorar o debate e a elaboração de leis. É responsável pela redação final, edição e revisão das publicações Radiografia do Novo Congresso e Os Cabeças do Congresso Nacional, do Diap. Foi assessora de imprensa e coordenadora de comunicação de várias entidades associativas e de classe, além de repórter da Radiobrás (atual EBC).

Deixe um comentário