​Diretor do HBB alerta: 100% das UTI do DF estão lotadas

Dois áudios do cirurgião-geral Lucas Seixas dirigidos à equipe do Hospital de Base, o maior de Brasília, acenderam o alerta para o esgotamento de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos do Distrito Federal. Nas mensagens, o diretor do HBB ainda cita a lotação total dos hospitais regionais da Asa Norte (HRAN) e de Santa Maria (HRSM), que também recebem pacientes da covid-19.

​Ao se dirigir ao seu “time”, Seixas anuncia medidas para tentar abrir novas vagas. Entre elas, transferir pacientes da UTI para outras áreas de recuperação. Ele também informa que está tentando obter novos ventiladores para as pessoas que necessitam de intubação. “Gostaria que vocês unissem forças para que a gente possa dar as altas para os pacientes em recuperação”, diz o diretor do HBB.

​O presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédicos), Gutemberg Fialho, alerta que o compartilhamento de espaços nos andares de especialidades com pacientes de covid “não vai dar certo”. A categoria defende que o governo local decrete lockdown no DF pelas próximas duas semanas.

O GDF diz que “Não tem colapso iminente. 73% dos leitos estão ocupados, mas há 60 utis praticamente prontas para entrar”.

Deixe um comentário