Taxa de desemprego fica em 6%

A taxa de desemprego em junho deste ano ficou em 6%. A taxa é ligeiramente superior às registradas em junho do ano passado (5,9%) e em maio deste ano (5,8%), segundo Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contingente de trabalhadores desocupados ficou em 1,5 milhão de pessoas em junho, mantendo-se praticamente estável em relação a maio deste ano e a junho de 2012. A população ocupada, de 23 milhões, também manteve-se praticamente estável em relação aos dois meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi praticamente o mesmo de maio: 11,5 milhões. Mas foi registrado um aumento de 3,2% em relação a junho do ano passado.

Estabilidade em relação a maio também foi observado no rendimento médio real habitual do pessoal ocupado, que ficou em R$ 1.869,20 em junho deste ano. Em junho do passado, o rendimento médio havia sido R$ 1.854,13, ou seja, 0,8% menor.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Fonte:

Deixe um comentário