Sites que te ajudam a aprender de graça

Você tem interesse em aprender uma língua nova, mas não tem tempo ou precisa apenas recordar o que já conhece? Talvez você precise se preparar para alguma prova, mas não pode arcar com mais gastos e precisa de um serviço prático e ágil para te ajudar? Já existe há algum tempo opções que colaboram com o aprendizado e, além de serem online, são também gratuitas. É a praticidade da internet unida ao benefício de poder ter acesso a conteúdos de qualidade sem precisar pagar por eles. Você já conhece esses serviços ou já ouviu falar sobre algum deles? Selecionamos 5 sites que te ajudam a aprender de graça, todos com conteúdo de qualidade e fácil acesso:

1. Veduca

Contando com mais de 284 cursos disponíveis e em 19 universidade, o Veduca é uma plataforma de acesso fácil e interativo. É possível encontrar nela assuntos abordados pelas mais diversas áreas, e todos com cunho acadêmico. Visando levar formação de uma forma prática, mas que não perca a qualidade, o site se empenha em disponibilizar conteúdos que atendam às necessidades dos usuários. As matérias sempre estão voltadas a atualidades e, o mais interessante, o conteúdo é disponibilizado totalmente em português.

2. Duolingo

Voltado para quem quer aprender uma nova língua (ou reforçar algum idioma que já se tem conhecimentos), o Duolingo disponibiliza conteúdos gratuitamente e conta também com acesso através do celular, para quem não pode acessar por um computador. O site oferece um padrão de ensino que simula jogos, proporcionando ao usuário uma forma divertida de aprender e praticar alguma língua estrangeira. Com imagens, vídeos e áudios, o Duolingo oferece ao usuário a possibilidade de exercitar também a conversação e compreensão do idioma escolhido.

3. TED-ed

Muito conhecido por suas palestras que trazem sempre como convidado alguém que tenha obtido sucesso com uma ideia, o TED conta também com um site educacional muito interessante. Com a ideia de incentivar a criação e distribuição de aulas sobre qualquer tema, o site segue muito a linha do próprio TED. As aulas contam com grandes educadores e os reúne em vídeos educativos animados, dando um toque particular às produções do TED-ed. Seu diferencial está justamente em sua premissa: podemos distribuir aulas sobre tudo e qualquer coisa.

4. LiveMocha

Para quem busca mais conhecimentos em línguas e, mais precisamente, em inglês, oLiveMocha oferece toda uma estrutura online de ensino. Através de um instrutor (que é nativo no idioma escolhido), o aluno tem a possibilidade de fazer uma troca de experiências além de aprender: é possível ensinar a sua língua enquanto se aprende outra nova. A aulas podem ser ministradas ao vivo e também por meio de exercícios que englobam tanto a escrita, quanto o vocabulário, a gramática e muito mais.

5. Khan Academy

Aprender de forma prática, interativa e fácil e de qualquer lugar do mundo: essa é a premissa da Khan Academy, uma organização que visa levar educação para o maior número de pessoas através da internet. Abrangendo conteúdos das áreas voltadas para Matemática, Biologia, Física e Química, a Khan conta com vídeo aulas (que são disponibilizadas no próprio YouTube) e também com uma plataforma de ensino, que permite ao usuário aprender em um formato de game, garantido que esse apenas passará para a próxima fase após conseguir cumprir de fato a anterior.

A Khan no Brasil

Iniciada no Estados Unidos por Salman Khan, a Khan Academy já conta hoje com uma versão brasileira. O canal no Youtube da Khan Academy em português realiza a tradução dos vídeos produzidos, disponibilizando-os em seu canal que já conta com mais de 700 vídeos online, todos disponibilizados de maneira completamente gratuita. A partir de 2014, a plataforma da Khan também estará disponível em português e contará com mais de 100 mil exercícios, todos seguindo o padrão da Khan Academy ensinar de uma maneira interativa e divertida.

Com conteúdos voltados desde o Ensino Fundamental até o Superior, tanto a plataforma quanto os vídeos podem ser acessados de maneira totalmente gratuita e, o mais interessante: de qualquer lugar do mundo. É uma maneira inovadora e pratica de aprender e ensinar.

Fonte:

Deixe um comentário