Serviços públicos no DF têm horário especial de funcionamento nos Jogos Olímpicos

 

governo_brasilia_predios_buriti_renatoaraujo_agenciabrasilia
Jogos Olímpicos no DF alterarão horários de atendimento de alguns órgãos públicos. Renato Araujo/Agência Brasília

As áreas próximas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terão horário de funcionamento especial nos dias de jogos de futebol da Olimpíada em Brasília. O perímetro foi definido pelas Secretarias da Segurança Pública e da Paz Social e de Mobilidade.

Em 4, 10 e 12 de agosto, não haverá expediente no complexo do Palácio do Buriti e nas sedes da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e da Agência de Desenvolvimento (Terracap). No dia 9, o horário de serviço será até o meio-dia.

Oito órgãos funcionam no Palácio do Buriti: Assessoria Internacional; Casa Civil; Casa Militar; Controladoria-Geral do DF; Secretaria de Mobilidade; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e Vice-Governadoria.

Casa Militar – Durante os jogos, não será possível fazer a busca por documentos da área jurídica da Casa Militar.

Codeplan – O único serviço que funcionará na Companhia de Planejamento do DF será a ouvidoria da pasta.

Secretaria de Fazenda – As agências da Receita abrirão normalmente, das 12h30 às 18h30, e a Central Telefônica 156, opção 3, funcionará das 7h às 19h. O atendimento virtual estará disponível das 7h às 19h.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Como não desenvolve ações diretamente para o público, os trabalhos da pasta ficarão suspensos.

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – Por ser dividido em subsecretarias, o órgão não terá todas as atividades afetadas pela medida. A Secretaria Adjunta do Trabalho, no Setor Comercial Sul, atenderá normalmente, inclusive na Agência do Trabalhador. A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, na 515 Norte, também.

Apesar de a Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos ficar no anexo do Palácio do Buriti, as atividades não serão interrompidas. Durante a Olimpíada, a Casa da Mulher Brasileira (601 Norte) e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher continuarão atendendo.

Procuradoria-Geral do DF (PGDF) – Não terá expediente nos dias determinados no decreto publicado no Diário Oficial em 21 de julho. O órgão é responsável por responder consultas e orientar os órgãos da administração. Pela ouvidoria da PGDF, é possível se manifestar sobre as ações jurídicas do Estado.

Terracap – Funcionará normalmente, já que as solicitações de cópia de documentos são feitas pela internet.

Torre de TV Digital – Terá o funcionamento normal: nos fins de semana e em feriados, abre para a visitação das 9h às 18h (Estrada Parque Contorno, DF-001, Bairro Colorado, subida para Sobradinho, após a Academia da Polícia Federal).

BRB –  As agências do Banco de Brasília abrirão normalmente, exceto as que ficam na Terracap, na Procuradoria e no Buriti. Em 9 de agosto, excepcionalmente, as agências que estão dentro desses órgãos atenderão das 8h ao meio-dia.

Hemocentro – A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará normalmente durante os jogos, exceto em 4 de agosto, quando ocorre a estreia da seleção brasileira na Olimpíada, contra a da África do Sul. Nesse dia, o local ficará fechado. O horário da coleta será restrito em 10 e 12 agosto, com o expediente limitado até o meio-dia. Normalmente, a doação pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Na Hora – As unidades funcionarão normalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, até as 12h30. Os postos ficam no subsolo da Rodoviária do Plano Piloto (plataforma D), no Shopping Popular de Ceilândia (QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul), no Gama Shopping (EQ 55/56, Área Especial 1, Setor Central do Gama), no Shopping Riacho Mall (QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I), no Serra Shopping (Quadra Central, Bloco 1, Lote 7, lojas 16 a 24) e na unidade de Taguatinga (QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul).

Delegacias – Funcionarão normalmente, em expediente e em plantão. Durante o torneio esportivo mundial, a Polícia Civil do DF reforçará os plantões de algumas delegacias com servidores fluentes em outros idiomas. São elas: 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 5ª DP (área central de Brasília), 10ª DP (Lago Sul), Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Por ser ao lado do Estádio Nacional, a 5ª DP terá a estrutura voltada para o atendimento de ocorrências da região. Em dias de jogos, será instalada uma delegacia no interior do estádio para prestar atendimento ao público.

Fonte:

Deixe um comentário