Secretaria de Fazenda reformula atendimento virtual a contribuintes

Com o lançamento do novo sistema de Atendimento Virtual Assistido, da Secretaria de Fazenda, os contribuintes terão acesso, em um só canal, a diversos serviços da Receita do DF, como a Agência Net, a Ouvidoria e o Fale Conosco.

“A partir de agora, as interações serão automaticamente recebidas pelo setor responsável, o que irá garantir mais rapidez e segurança para os contribuintes nos processos”, afirmou o supervisor da Agência de Atendimento Remoto (Agrem), Paulo César Santiago Menezes.

Esses serviços estavam disponíveis on-line, mas em links separados, e passam a ter o mesmo trâmite, o que deve agilizar e desburocratizar a prestação de serviços.

Agora, interessados em informações sobre Nota Legal, IPTU ou IPVA, por exemplo, deixam de fazer o agendamento de atendimento pelo email [email protected] e passam a utilizar a opção “atendimento” no site www.fazenda.df.gov.br, em seguida seleciona “virtual” e por fim opta entre pessoa física ou jurídica.

O sistema funciona 24 horas por dia, e é necessário ter em mãos o número do CPF ou CNPJ para realizar a operação. O contribuinte receberá, na hora, o prazo em que a solicitação será atendida e um protocolo para consultar o andamento do processo.

Mesmo com a ferramenta, o atendimento pelo telefone 156 (opção 3) funcionará normalmente das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A Ouvidoria passa a atender pelo número 162, no mesmo horário.

Mais de 80% dos serviços prestados pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal estão disponíveis no portal da pasta, que também possibilita a consulta on-line, em tempo real, ao tempo médio de espera em todas as agências da Receita.

Apenas no ano passado foram registrados quase 543 mil atendimentos na página, número 11,17% maior que em 2011, que contabilizou 488 mil.

Fonte:

Deixe um comentário