Saúde realizou 80 mil procedimentos de acupuntura em 2012

Em 2012 o serviço de acupuntura, de 16 unidades da rede pública do Distrito Federal, atendeu 23 mil pacientes, o que corresponde a mais de 80 mil procedimentos na especialidade, de acordo com o levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Saúde.

“Temos o serviço de acupuntura mais bem estruturado do país” apontou Fernando Genschow, coordenador central de Acupuntura, da Secretaria de Saúde do DF.

O serviço funciona na rede pública do Distrito Federal desde 1989, um ano depois de o Ministério da Saúde ter implantado o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), e serve principalmente para atender doenças crônicas.

“São 24 anos de funcionamento, levando à comunidade um tratamento de natureza curativa bem como recuperadora das condições fisiológicas orgânicas do paciente, tanto no nível de atenção básica quanto na assistência especializada”, ressaltou o coordenador.
CEILÂNDIA – No centro de saúde 3, em Ceilândia Sul, dois acupunturistas atenderam uma média de 40 pacientes por semana, desde junho.

“Tive um derrame pleural e sinto muitas dores no peito, tinha medo de agulha, mas agora já consigo respirar sem sentir dor”, conta Jadenice dos Santos, 39 anos, após sua primeira sessão.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve possuir o cartão SUS e um encaminhamento do médico assistente, além de um breve relatório do tratamento realizado.

Deixe um comentário