Projeto valoriza as Paralímpiadas

A menos de três anos das Paralimpíadas de 2016, um shopping em Brasília resolveu inovar: criou uma arena denominada Experimentando Diferenças. Nela, o público pode participar do futebol – chute a gol – com olhos vendados, além de corrida e basquete em cadeira de rodas. O projeto, no Shopping Iguatemi, no Lago Norte, bairro nobre da capital, acontece de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h, e no domingo, das 12h às 20h.

Até fevereiro de 2014, o projeto será ampliado para shoppings em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte (MG), em Porto Alegre (RS), em Curitiba (PR), em Natal (RN) e em Goiânia (GO). A tecnologia dos equipamentos, na arena, é a mesma utilizada pelos atletas paralímpicos. A ideia é simular o que ocorre nas competições com os paratletas. As atividades contarão com o auxilio de 16 monitores.

O organizador do projeto, Fernando Rigo, disse que a expectativa é que 600 mil pessoas participem das atividades na arena. “O objetivo é formar público para a Olimpíada de 2016, no Brasil, e proporcionar aos visitantes a oportunidade de experimentar as sensações parecidas às dos atletas dos esportes paralímpicos”, disse ele.

Para Rigo, o esforço dos atletas em superar obstáculos, com humor e alegria, estimula a participação do público. “A alegria dos atletas, a forma como eles superam a deficiência nos chamou a atenção. Por isso pensamos em algo para valorizar esse auto-astral deles”, ressaltou. “A aceitação do público tem sido positiva. As pessoas se surpreendem com a experiência de ter limitações”, completou.

Além do projeto Experimentado Diferenças, há a exposição Caravana Vencedores do fotógrafo, Sérgio Dutti, que mostra a preparação e o desempenho dos atletas brasileiros nas Paralimpíadas de Londres, em 2012.

Fonte:

Deixe um comentário