Proibição para plantio do feijão

O plantio do feijão está proibido entre 1 e 20 e outubro em todo o Distrito Federal para evitar a proliferação da mosca branca – praga que causa grandes perdas à produção – conforme publicação de hoje do Diário Oficial do DF.

“É melhor ficar um período sem plantar feijão do que correr o risco de perder toda a lavoura e continuar tendo prejuízos”, destacou a pesquisadora da Embrapa, Eliane Quintela.

Com a medida, espera-se diminuir o ciclo de proliferação da praga, das doenças transmitidas por ela e, com isso, os produtores evitarão prejuízos e gastos com defensivos agrícolas, que elevam o custo da produção.

O novo período para o chamado “vazio sanitário” foi determinado por uma portaria da Secretaria de Agricultura, que havia marcado a proibição de plantio para 15 de setembro a 20 de outubro.

A mudança de datas foi tomada de maneira conjunta entre pesquisadores e produtores, e se baseou na decisão de Minas Gerais e Goiás, que adotará a medida a partir de 2014.

“Desde o início do ano, realizamos ampla discussão com pesquisadores, extensionistas, autoridades dos estados vizinhos e produtores”, explicou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.

SAIBA MAIS – O “Vazio Sanitário” é o período de ausência total de plantas vivas do feijão e de plantas invasoras na área de plantio, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de sementes, devidamente monitoradas.

O mosaico dourado, doença causada por um vírus transmitido pela mosca branca, causou perdas em torno de 60% das lavouras de feijão na última safra, segundo a Emater-DF.

O secretário de Agricultura destacou, ainda, a necessidade de se tomar a medida com celeridade, para evitar mais prejuízos aos produtores e garantir alimento de qualidade à população.

Fonte:

Deixe um comentário