Programa abre oportunidades para pesquisa na Suécia

Bolsistas podem desenvolver projetos de pesquisa em universidades parceiras e em centros de desenvolvimento

Os interessados em realizar pesquisas na Suécia têm até 17 de maio de 2014 para formalizar a inscrição na terceira chamada pública fruto da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb).

As bolsas são oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os beneficiados poderão desenvolver os projetos de pesquisa tanto nas universidades suecas parceiras como nos centros de pesquisa e desenvolvimento da empresa do país escandinavo de defesa e segurança Saab AB.

Sediado em São Bernardo do Campo (SP), o Cisb foi criado pela Saab em maio de 2011 com objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Empresas suecas como Stora Enso e Scania são alguns dos membros do centro e incentivadoras da iniciativa.

Na segunda chamada da parceria foram inscritos mais de 48 projetos na plataforma colaborativa do Cisb, um aumento de 41% em relação à primeira chamada. Ao final, 31 propostas foram aplicadas oficialmente na plataforma Carlos Chagas do CNPq, das quais dez foram contempladas com bolsas de pós-graduação.

Fonte:

Deixe um comentário