Procon orienta compras do Dia dos Pais

A Escola do Consumidor do Procon levará entre os dias 5 e 10 de agosto, a shoppings e feiras do DF, a terceira edição do projeto “Procon Você”, para orientar e esclarecer as dúvidas dos consumidores para as compras do Dia dos Pais.

“Como fizemos no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, vamos dar dicas e levar ao consumidor informação sobre práticas legais e abusivas. Os fornecedores também serão conscientizados sobre seus deveres”, afirmou Todi Moreno, diretor do Procon-DF.

Os agentes vão atuar em duplas, das 11h às 21h, em locais de grande circulação, para levar orientações à população e esclarecer dúvidas na hora das compras.

Por exemplo, como agir caso o estabelecimento comercial fixe um valor mínimo para pagamento em cartão de crédito ou débito ou cobre uma taxa para compras efetuadas por esses meios.

De acordo com o Procon, essas práticas ferem o Código de Defesa do Consumidor , bem como a empresa que aceita cheque, estipular um tempo mínimo de abertura de conta.

O órgão orienta ao comprador sempre exigir a nota fiscal, pois é a garantia que terá para realizar a troca em caso de defeito do produto – se for vício aparente e de fácil constatação, o direito de reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos e viagens, e de 90 dias para os demais, como eletrodomésticos e vestuário.

Para o vício não aparente, o prazo para troca de produtos começa a contar a partir do momento em que o defeito é percebido.

Quanto às lojas, a orientação é que deixem sempre em lugar visível os preços dos produtos expostos nas vitrines.

Lançado no Dia das Mães deste ano, o projeto “Procon Você” é uma ação permanente, realizada sempre em datas comemorativas para coibir infrações ao Código de Defesa do Consumidor com informações educativas sobre regras e relações de consumo.

Fonte:

One Response

  1. necesito a ajuda de voces, esiste uma empreza , que esta proibida no brasil, e eu acho que veio para otros pais, como espanha e muitos otros pais, se chama telexfree, e eu vi noticias desta empresa bastante feias, asin que a minha pergunta e: voceis me acredita se esta empresa e seria?? e que eu vejo muita estafa!.. ñao sei por que! saudaçoes des da espanha para o procon

    att:erineia de sousa

Deixe um comentário