Plano Piloto ganha lixeiras para lixo verde

Quadras das Asas Sul e Norte receberão contêineres para o recolhimento do chamado “lixo verde” – material gerado pela manutenção de jardins, como gramas, folhas secas, podas de árvore e arbustos.

“O intuito deste trabalho é facilitar e promover o recolhimento mais efetivo, regular e sustentável do lixo verde”, explicou o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.

A medida é realizada em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Conselho Comunitário das Asas Sul e Norte, e a escolha do local de instalação dos equipamentos foi feita em acordo com as prefeituras de quadras e com os síndicos dos condomínios.

Segundo Ervilha, atualmente cada prédio residencial descarta o lixo em um local diferente, o que dificulta, muitas vezes, o recolhimento dos resíduos e as respostas às reclamações dos moradores.

Inicialmente, a Novacap colocou os equipamentos nas prefeituras que estão em contato com o órgão, e caso a quadra ou prédio residencial necessite de lixeiras verdes, o responsável pode ligar para a Ouvidoria pelo telefone 3403-2626.

As primeiras quadras contempladas na Asa Sul foram 413, 107, 312, 108, 704, 715, 215, 402 e 103 e na Asa Norte, 204, 207, 312, 713 e 305.

O descarte irregular do chamado lixo verde pode gerar multa aos infratores, além de interferir no ciclo natural da vegetação.

Uma prática comum e perigosa é a queima dos resíduos, que pode provocar grandes incêndios e prejudicar o meio ambiente.

Fonte:

Deixe um comentário