Passageiros devem chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência

Aeroporto JK-Agência Brasil
Inspeção mais rigorosa de bagagens e de passageiros aumentou filas na hora do embarque. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em nome da segurança nos voos, os passageiros deverão chegar com duas horas de antecedência para os embarques nacionais e internacionais. A recomendação foi feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) depois das filas imensas em alguns terminais, com a implementação, em todo o País, nesta segunda-feira (18), dos novos procedimentos de inspeção de bagagem e de passageiros.

A Anac sugere ainda que quem for embarcar com notebooks, deverá retirar antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (raios X). Em seu site, a agência disponibilizou um material com perguntas e respostas para orientar os passageiros e tirar dúvidas.

Novas regras – A partir de agora, procedimentos que já são adotados em voos internacionais passarão a fazer parte também da rotina de quem viaja dentro do País. Uma das mudanças é a revista física feita de forma aleatória, em local público, por agentes do mesmo sexo do passageiro. Mas ele poderá solicitar que seja feita em local reservado e com uma testemunha como acompanhante. Em todos os casos, se a pessoa se recusar a realizar o procedimento, será impedida de ter acesso à área de embarque.

Em Brasília –  No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, o movimento era grande na manhã desta segunda-feira. A passageira Telma Tavares chegou com duas horas de antecedência e não sabia que as novas regras começavam a ser aplicadas hoje. “Acho as medidas válidas, mas acredito que deveria ter sido feito um evento-teste para não causar esse transtorno”, disse, diante da fila que enfrentava no saguão.

Fonte:

Deixe um comentário