Pareceristas analisam projetos até sábado

A Secretaria de Cultura realiza nesta semana o encontro técnico para análise de mérito cultural dos longas-metragens do edital de audiovisual do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O evento, de 17 a 20 de agosto, reúne 15 pareceristas que vão avaliar 292 projetos, sendo 40 defesas orais de produções de longa-metragem.

Audiovisual

Esta é uma iniciativa inédita no processo de avaliação dos projetos de audiovisual, conferindo mais rigor e transparência à seleção. Os pareceristas convidados vêm de várias regiões do país e são indicações do Conselho de Cultura do DF, instância de representantes da sociedade civil.

 O subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha, lembra que os processos de julgamento eram realizados sem uma interação entre pareceristas, o que implicava em muitas divergências para se chegar a uma nota de cada projeto. “A proposta é de que os grupos apresentem apenas um parecer por projeto. Ao final do encontro os pareceristas contribuirão com sugestões para a elaboração dos editais”, acrescenta.

 Já começaram as sessões de análise e defesa dos projetos audiovisuais. Eles têm quinze minutos para tirar duvidas com os cineastas.As funções dos profissionais abrangem desde a qualidade cultural do projeto, o nível de capacitação da equipe até sua viabilidade orçamentária.

 Atuam como pareceristas e consultores neste processo os seguintes profissionais do cinema: Cláudio Marques, Daniel Tavares, Juliana Reis, Ana Paula Johan, Janaína Ribeiro, Lillah Halla, Eleonora Coutinho, Jane Malaquias, Rodrigo Carneiro, Amaranta Emília dos Santos, Marcos Pimentel, Thaís Fuji, Ilana Feldman, Marilha Naccari e Milena Evangelista.

Fonte:

Deixe uma resposta