Para faturar com a cultura

Moradores de Taguatinga interessados em aprender como elaborar e gerir projetos culturais serão contemplados pelo curso FAC na Prática. A Red Empreendimentos Culturais e a Tauá Produções, duas das mais tradicionais produtoras da cidade, lançaram, na segunda-feira (24), a segunda edição do curso, de 6 de julho a 2 de agosto.

O projeto Fundo de Apoio à Cultura – FAC na Prática oferece capacitação gratuita para a formação inicial em elaboração e gestão de projetos culturais. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo site www.redpro.com.br/facnapratica até o próximo dia 2. Dentre os inscritos, 20 serão secionados para as aulas, que serão dadas na Faculdade Projeção, na Samdu Norte.

O curso inclui material didático, tem 40 horas/aula  e será  ministrado por uma equipe de gestores culturais, sociólogos, jornalistas e produtores. O conteúdo programático aborda todas as etapas previstas para obter o financiamento do FAC, desde a obtenção de um Certificado de Ente e Agente Cultural (CEAC) até a prestação de contas.

A primeira edição do curso FAC na Prática foi em Ceilândia.  Com financiamento da Secretaria de Cultura, por meio do próprio FAC, o projeto pretende implementar, até o fim do ano, cursos em Samambaia, São Sebastião e Estrutural.

Para o produtor Fernando Teles, o FAC na Prática fomenta o mercado e atrai novos produtores e gestores interessados em ampliar o cenário cultural do DF. “Por falta de projetos, muitas vezes os recursos disponíveis do Fundo de Apoio à Cultura são engavetados”, lamenta.

Saiba +

O FAC, criado em 1991, é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por editais públicos. São produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas. A principal fonte de recursos do Fundo são 0,3% da receita líquida do GDF.

Informações: [email protected] ou 61-35369800 (Thiago Flores)

Fonte:

Deixe um comentário