Padrão alimentar e o aparecimento de acne.

A acne apresenta uma prevalência que varia de 35% a 90% entre os adolescentes, sendo que a prevalência no ocidente é de 79% a 95%, na mesma faixa etária. O aparecimento é maior entre meninos devido aos fatores hormonais.

Nas últimas décadas muitos estudos foram realizados para avaliar a influência da alimentação na patogênese da acne, e existem indícios de que a alimentação, de fato, pode influenciar esse quadro de dermatose. No entanto, ainda existe a necessidade de mais estudos, para avaliar qual composição da dieta seria mais apropriada para a prevenção desse quadro.

Como os povos orientais apresentam menor prevalência de acne, existe atualmente uma tendência entre os estudos de base epidemiológica, em testar os hábitos alimentares desses povos.  O que foi encontrado até agora é que nos padrões alimentares observados não foram encontrados alimentos processados, laticínios, açúcares e óleos refinados, ou seja, esses povos apresentam a base de sua dieta composta por alimentos frescos, frutas, vegetais, carnes brancas, como aves e peixes. Muito se fala dos fatores étnicos relacionados ao aparecimento desse quadro, pois até então, sabia-se que entre orientais e negros a ocorrência de acne era menor. Mas será que esse quadro ocorre menos em povos orientais por questões de etnia ou de padrões alimentares? Mias estudos são necessários para responder a essa e outras perguntas.

 

Fonte:

Deixe um comentário