NUTRIÇÃO – Você já ouviu falar da Yacon?

     A batata Yacon, assim conhecida apenas por seu aspecto físico semelhante às batatas, faz parte de uma família de raízes típicas dos vales andinos. Pode ser consumida crua, em saladas. Nos Andes é servida também como fruta, e tem fama de “planta medicinal”.

            A Yacon tem sido muito estudada por ser fonte de fruto-oligossacarídeos (FOS) e por seu baixo teor calórico, sendo muito bem recomendada aos indivíduos diabéticos.

            Os FOS são classificados como prebióticos, uma vez que não podem ser hidrolisados nem absorvidos na parte superior do trato digestório, e são fermentados seletivamente por bactérias no cólon, o que modifica beneficamente a composição da microbiota do intestino, principalmente na região do cólon. Essa planta apresenta elevado teor de cálcio e potássio e é rica em compostos antioxidantes, como os fenólicos.

            Seu armazenamento deve ocorrer a baixas temperaturas (em torno de 5 a 10 graus centígrados) e alta umidade (cerca de 80%) para manter o conteúdo de FOS, não garantindo a não degradação do vegetal.

            Portanto é um alimento que deve ser consumido em um período curto para que se consiga as propriedades nutricionais íntegras.


Por Caroline Romeiro

Nutrição e Saúde

Deixe um comentário