Médicos da rede pública serão capacitados em reconstrução mamária

Médicos da rede pública de Saúde do Distrito Federal terão capacitação em reconstrução mamária, a partir de amanhã (9), no auditório do Hospital de Base, a partir das 9h, quando começa o “Curso de Técnicas de Cirurgia em Mastologia”.

“Em um ano teremos profissionais habilitados, capazes de ao mesmo tempo retirar a mama e fazer a reconstrução. Com isso, a gente aumentará a oferta regular de reconstrução mamária na rede da Secretaria de Saúde”, explicou a coordenadora das Ações Programáticas, Fernanda Salum.

Dez mastologistas (especialistas em glândulas mamárias) terão curso durante 10 meses, sendo 20 horas mensais, no total de 200 horas/aula e receberão certificado da Sociedade Brasileira de Mastologia, responsável pelo curso.

Salum destacou que o câncer de mama é um problema de saúde pública e a oferta de reconstrução mamária é muito pequena, uma vez que a técnica só era desenvolvida por cirurgião plástico.

“O objetivo (do curso) é o aprendizado pelos médicos mastologistas de técnicas cirúrgicas que vão proporcionar resultados estéticos mais satisfatórios e o reparo das mutilações causadas pelo tratamento do câncer de mama”, detalhou.

Uma lei, sancionada em maio deste ano pela presidenta Dilma Rousseff, tornou obrigatória a cirurgia reparadora após a retirada do tumor no Sistema Único de Saúde (Lei 12.802/13).

Fonte:

Deixe um comentário