Luzes acesas no cinema por uma boa causa

Meia luz, som baixo, pessoas livres para transitarem dentro das salas de cinema. Pode não parecer, mas é possível que tudo isto aconteça.  Essas sessões fazem parte do projeto “Sessão Azul”, cujo nome faz referência ao mês azul, comemorado em abril, e destinado à conscientização do autismo. Ao menos uma vez por mês a adaptação acontece em parceria com as redes de cinema Kinoplex, Cinemax, Centerplex e Cinesystem.

semas-sessão-azul-cinema-adaptado-10
Sessão Azul de cinema adaptado. Foto: Ascom Semas

Durante o filme são feitos acompanhamentos e orientações às famílias por intermédio de profissionais capacitados.  O auxílio é para que a criançada se adeque da melhor maneira ao ambiente que não está acostumada e para que os pais saibam lidar com possíveis situações adversas.

O projeto oferece, ainda, um kit de preparação para a criança que vai ao cinema, visto que pessoas que têm TEA sentem-se mais à vontade quando possuem uma rotina pré-estabelecida. No kit, há a possibilidade de personalizar dados de passos da criança desde a chegada ao shopping, até as informações de qual filme será exibido, horário, local e data. O material é disponibilizado no site do projeto: www.sessaoazul.com.br.

A Sessão Azul surgiu após duas amigas psicólogas, Carolina Salviano e Bruna Manta, ouvirem relatos de mães de autistas que deixaram de ter um convívio social por receio que algo acontecesse ou até mesmo por vergonha da reação dos filhos em situações desconfortáveis. Elas queriam que essas famílias tivessem opções de lazer e se depararam com alternativas escassas. Atualmente a Sessão Azul está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Brasília. Os organizadores pretendem levá-la para vários outros Estados do Brasil.  

Os filmes exibidos nas sessões são escolhidos pelo público, sempre por votação online, além de serem sempre dublados e em 2D. Na exibição das sessões não existe nenhum tipo de propaganda ou trailers. Os ingressos estarão à venda após a conclusão das enquetes na bilheteria do cinema ou no site www.ingresso.com.

 

Próxima Sessão Azul em Brasília

Após as votações online, o público escolheu: o próximo filme da Sessão Azul será “A Era do Gelo 5: O Big Bang”. No domingo (21), às 10h30 no Kinoples do shopping ParkShopping. 

Os ingressos  podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou para quem preferir, o ingressos são vendidos pelo site Ingresso.com(http://www.ingresso.com/brasilia/home/sessao-real/124/108313). Todos pagam meia!

Os organizadores ainda lembram que o acesso deverá ser feito pela entrada F do shopping, a entrada próxima ao cinema.

 

 

 


Trânsito próximo ao Mané Garrincha será alterado em dias de jogos da Olimpíada

Bolsa, mochila e cartaz são vetados em jogos da Olimpíada no Mané; veja

Empresa de táxi adota o mesmo serviço do Uber

 
Fonte:

Deixe um comentário