Gurgel vai enviar depoimento sobre Lula

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que deve enviar até segunda-feira (4) para os procuradores que atuam na 1ª instância da Justiça o depoimento em que o empresário Marcos Valério afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão.

Sérgio Lima/Folhapress
Roberto Gurgel, procurador-geral da República
Roberto Gurgel, procurador-geral da República
Como Lula é ex-presidente, ele não poderia mais ser investigado perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso, a apuração do caso vai ser transferida aos procuradores da 1ª instância.
O depoimento de Valério foi dado no fim de setembro, mas, na ocasião, Gurgel não quis acrescentá-lo ao processo do mensalão, pois o STF estava em pleno julgamento das denúncias contra os réus e o procurador-geral quis evitar que as novas informações de Valério tumultuassem o andamento do caso.

Assim que o caso for enviado, os procuradores da República que atuam na primeira instância farão uma avaliação preliminar sobre a necessidade de novas investigações.
Se entenderem que o caso deve ser apurado, decidirão abrir uma investigação sobre a atuação do ex-presidente no caso do mensalão, que ocorreu nos dois primeiros anos de seu mandato (2003-2010).

Fonte: Folha Online

Extratos dos Jornais

Deixe um comentário