GDF faz segundo mutirão para catadores

Os catadores do Lixão da Estrutural terão nova chance de regularizar a documentação pessoal e receber atendimento jurídico, médico e previdenciário, na segunda edição do mutirão para inclusão socioeconômica desses trabalhadores, promovido pelo GDF entre amanhã (29) e quinta-feira (1), no Espaço ICatador – dentro do lixão.

“Temos que cuidar das pessoas, com ações que facilitem a obtenção dos documentos para acesso aos diretos básicos de cidadania, seguidas de apoio à organização social e às atividades produtivas”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Seidel.

Durante o mutirão, a Sedest atualizará o Cadastro Único para Programas Sociais, esclarecerá dúvidas sobre o Bolsa Família, além de lançar uma campanha contra o trabalho infantil no lixão.

Quem for ao local poderá obter certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho e 2ª via de carteira de identidade. Também será possível consultar informações sobre direitos previdenciários, como auxílio-doença e auxílio-maternidade, e sobre ações cíveis, com encaminhamento de demandas judiciais.

Uma equipe da Secretaria de Saúde estará no local para realizar testes rápidos de sífilis e HIV e aferir pressão arterial e nível de glicemia, além de oferecer uma oficina sobre prevenção e enfrentamento à violência para todas as idades e sobre sexo seguro.

BALANÇO- Na primeira edição do mutirão, em junho, foram feitos 484 atendimentos, sendo 110 carteiras de identidade, 78 carteiras de trabalho e 50 CPFs, além de três registros civis, três reconhecimentos de paternidade, 10 atendimentos da Defensoria Pública da União e 44 da Defensoria Pública do DF.

O mutirão é coordenado pela Casa Civil, com participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça, Saúde, além da Administração Regional do Scia (Estrutural), Polícia Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Defensoria Pública do DF, Defensoria Pública da União, Valor Ambiental, Na Hora e Associação dos Cartórios.

Nos três dias, os atendimentos começam às 9h e vão até as 17h, ininterruptamente.

Serviços

· Emissão de 2ª e 3ª via de RG;

· Emissão de 2ª via de certidão de nascimento;

· Emissão de CPF;

· Emissão de carteira de trabalho;

· Consulta de benefícios sociais;

· Atualização do Cadastro Único para Programas Sociais;

· Atendimento jurídico;

· Reconhecimento de paternidade;

· Consulta previdenciária;

· Aferição da pressão arterial;

· Verificação de glicemia;

· Testagem rápida para sífilis e HIV;

· Oficina de prevenção e enfrentamento à violência para todas as idades;

· Oficina de sexo seguro.

Fonte:

Deixe um comentário