Galeria Athos Bulcão será reativada

A galeria de arte Athos Bulcão, localizada no Teatro Nacional e que está fechada desde 2010, será reativada após reforma promovida pela Secretaria de Cultura, com previsão de conclusão ainda este ano ao custo de R$227 mil.

“Essa reforma faz parte do plano de recuperação do patrimônio cultural do DF, que começou em 2011 e até ano que vem devolverá todos os espaços culturais da cidade”, explicou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei.

O edital do projeto foi publicado, hoje, no Diário Oficial do Distrito Federal, e a licitação para escolha da empresa que executará a obra- considerada de pequeno porte- está marcada para o dia 30 deste mês, quando então será possível definir quando a reforma terá início.

A obra incluirá adequação do piso, manutenção das esquadrias e iluminação, pintura de todo o espaço, criação de uma nova área para acervo e instalação de ar-condicionado para climatização apropriada às peças de arte.

“Estamos dando resposta a uma antiga reivindicação dos artistas de Brasília que estavam sem galeria pública para expor seus trabalhos, esse é um espaço estratégico para a cena de artes visuais do DF”, acrescentou Delvinei.

A galeria foi desativada e chegou a servir de depósito do acervo Museu de Arte de Brasília (MAB), fechado em 2010 por determinação judicial.

Em 2011 todas as peças do MAB foram transferidas para a reserva técnica do Museu Nacional, em ambiente climatizado, mas o espaço no Teatro Nacional não pôde ser reaberto sem antes passar por reforma.

Fonte:

Deixe um comentário