Fim do prazo para circular com CRLV 2012

A partir desta quinta-feira (17), os condutores devem portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2013, em todas as blitzes realizadas no Distrito Federal. O prazo de 10 dias úteis concedido pelo Detran para que os proprietários pudessem ainda circular com o documento de 2012 vence  hoje (16).

Até o momento, 923.378 veículos estão licenciados, mas ainda restam 497.287 sem o licenciamento de 2013. Segundo a legislação, além do pagamento do IPVA, da taxa de licenciamento anual e do DPVAT, para receber o CRLV de 2013 é necessário que o condutor quite os débitos de multas vencidas.

Quem já quitou todos os débitos, mas ainda não recebeu o documento deve ligar para o telefone 154 para consultar a situação do veículo e, caso tenha tido o documento devolvido pelos Correios por falta de alguém para recebê-lo, saberá onde buscá-lo. Nos casos em que o pagamento foi efetuado recentemente, o melhor é comparecer a um dos postos de atendimento do Detran ou do Na Hora para retirar o documento.

 

Fiscalização

O Detran não realizará blitz específica para cobrança do licenciamento, mas quem for parado nas operações de rotina, a partir do dia 17 de outubro, deverá apresentar o documento de 2013.

Quem for surpreendido nas blitzes com o veículo não licenciado, comete infração gravíssima e receberá multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e terá o veículo apreendido.

Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.

 

Deixe um comentário