Famílias recebem geladeiras econômicas

Mais 800 geladeiras e 3 mil lâmpadas fluorescentes foram entregues hoje (28) pelo governador Agnelo Queiroz para famílias carentes da Estrutural, ação que faz parte do programa Cidadania com Energia, da CEB, que garante o fornecimento de energia elétrica com menor custo e mais qualidade.

“Tenho um carinho especial por esse programa, que olha para o lado social. Nosso objetivo é dar condições dignas para o nosso povo e, nesse caso, a prioridade é a mulher que utiliza mais desses equipamentos “, afirmou o chefe do Executivo regional.

Esta é a segunda etapa do programa, que tem a meta de substituir 24 mil refrigeradores e 150 mil lâmpadas até 2014 – somente neste ano, foram trocadas 3 mil geladeiras e 15 mil lâmpadas em Sobradinho I, Fercal, Riacho Fundo II e Planaltina.

A troca dos equipamentos pode gerar uma economia de até 65% na conta das famílias, pois as novas geladeiras consomem, em media, 40% a menos que um equipamento antigo, e as lâmpadas economizam até 80% da energia utilizada por uma do tipo incandescente.

A primeira beneficiada com o recebimento da geladeira e lâmpadas foi a dona de casa Deusirene Leandro da Silva, que agradeceu a participação no programa.

“Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Agora posso guardar meus alimentos em uma geladeira muito melhor e ainda gastar menos”, ressaltou Silva.

Outra moradora da Estrutural que recebeu os equipamentos foi a doméstica Marilene Dias, 33 anos : “pago hoje uma média entre R$ 80 a R$ 120, e pretendo agora baixar esse valor pela metade, pelo menos”, completou.

A administradora da Estrutural, Maria do Socorro Torquato, resumiu em poucas palavras sua gratidão às ações do governo.

“A Estrutural é uma cidade carente que está se emancipando e só temos que nos sentir vitoriosos”, destacou.

Para selecionar os beneficiados com a troca de geladeiras e lâmpadas, são realizadas visitas técnicas nas residências enquadradas na tarifa social de energia e apenas os refrigeradores com mais de 10 anos de uso e avaliados como ineficientes são substituídos.

Antes de fazer a entrega dos equipamentos, o governador deu entrevista à rádio comunitária 98,1 FM, onde ressaltou as melhorias que estão sendo feitas na Estrutural, como a chegada dos 50 novos ônibus da Expresso São José e a construção de uma UPA ainda este ano na cidade.

Fonte:

Deixe um comentário