Diretrizes para o tratamento da Obesidade 2016

 

 

Na terça-feira (11 de outubro), comemorou-se o dia de combate e prevenção da obesidade. Em comemoração à data, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) lançou uma atualização das diretrizes para o tratamento da obesidade.

Um dos pilares para esse processo é o tratamento dietético que tem mais sucesso quando aliado a um programa de modificação comportamental que envolva aumento no gasto energético especialmente com a realização de exercícios físicos.

Para o sucesso do tratamento dietético devem-se manter mudanças na alimentação por toda a vida. Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas não são sustentáveis, embora algumas estratégias possam ser usadas por um período limitado de tempo.

Uma dieta planejada individualmente para criar um déficit de 500 a 1.000 kcal deve ser parte integrante de programas de perda de peso objetivando uma diminuição de 0,5 a 1 kg por semana, com metas realistas. A terapia cognitivo comportamental é um outro ponto importante para o sucesso do tratamento da obesidade, além da pratica regular de exercícios físicos.

O uso de suplementos alimentares que aumentam a saciedade ou o gasto energético são alternativas viáveis e muito utilizadas na prática clínica, mas devem sempre ser prescritos por um nutricionista.

Fonte:

Deixe um comentário