DFTrans vê possível fraude em 1,2 mil cadastros do Passe Livre na UnB

 

Auditoria feita pelo DFTrans identificou que 1.236 cadastros do Passe Livre Estudantil do Distrito Federal pertencem a pessoas que se declararam estudantes da Universidade de Brasília (UnB), mas sequer estão matriculadas na instituição. Os nomes dos supostos alunos serão publicados na internet nesta quinta-feira (6), e eles terão prazo de dez dias para se justificar.

“Isso sugere uma inconsistência de informações que está sendo apurada. Para isso, nós estamos oportunizando ao aluno um prazo de dez dias para que ele apresente a sua justificativa. Sendo constatada uma fraude, as providências cabíveis vão ser tomadas. A intenção é criminalizar a instituição ou a pessoa física que deu vazão a essa fraude”, diz o diretor-geral do DFTrans, Léo Cruz.

Os casos foram encontrados depois que o DFTrans pareou a lista de beneficiários do Passe Livre com os cadastros de alunos da própria UnB. O órgão, responsável por gerenciar os sistemas de ônibus e BRT, pretende fazer a mesma conferências com as 1.466 instituições de ensino – escolas e universidades – do DF.

Os casos são investigados pela Polícia Civil e, por isso, o DFTrans não pode informar quantas suspeitas de fraude foram identificadas desde o início do recadastramento, em maio.

Entre as apurações, está o caso de um estudante que faz ensino à distância, mas entregou declaração dizendo que precisava dos passes porque frequentava o ensino regular. Neste cadastro, segundo o DFTrans, foi a faculdade quem deu a informação errada, e não o aluno.

Se o governo confirmar a existência da fraude, a intenção é pedir o ressarcimento de todas as passagens que foram usadas indevidamente no período. A depender do caso, esse processo pode ser direcionado ao estudante ou à instituição de ensino.

 

Justificativa
O GDF informou que os nomes dos 1.236 estudantes com cadastro “inconsistente”  serão divulgados no site do DFTrans e no portal do Passe Livre. Além disso, eles serão acionados por email e por telefone, de acordo com os dados informados no cadastro.

Para que o benefício não seja suspenso, o estudante que estiver na lista precisará acessar o site e preencher um formulário com nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e a justificativa.

Quem não tem acesso à internet pode procurar os postos da autarquia na Galeria dos Estados ou nas unidades do Na Hora em Taguatinga, no Gama ou em Ceilândia.

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