DF terá conferência sobre promoção da igualdade racial

A terceira edição da Conferência Distrital da Promoção da Igualdade Racial (CONDPIR), que acontece sexta-feira (24) e sábado (25), na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, pretende debater políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a promoção de igualdade no Distrito Federal.
“O compromisso do GDF e da SEPIR/DF (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial) é voltado para promover políticas públicas que incluam a plena participação dos negros, índios, ciganos e outros grupos nas áreas como educação, política, mercado de trabalho e saúde”, afirmou o secretário Viridiano Custódio.
O tema do encontro será “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um DF afirmativo” e as discussões servirão como base para decretos ou portarias que colocarão em prática o Plano Distrital da Promoção da Igualdade Racial, que aguarda regulamentação desde 2006.
De acordo com a SEPIR, o evento será dividido em quatro subtemas: estratégia para o desenvolvimento e o enfretamento e ao racismo, os avanços e desafios na política de igualdade racial no Brasil, os arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas relacionadas ao tema e participação política e controle social.
Além de delinear os textos do Plano Distrital, as propostas também serão encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em novembro.

Deixe um comentário