DF – passagens de ônibus ficarão sem aumento

Em audiência pública na Câmara Legislativa, na manhã de hoje, o secretário de Transportes do DF, afirmou que, mesmo com uma frota mais nova e eficiente em circulação, o sistema público de transporte ficará sem reajuste na tarifa.

“Esse é um compromisso de campanha do governador Agnelo: realizar a licitação do sistema público de ônibus, e não reajustar a tarifa”, contou José Walter Vazquez Filho na Comissão de Assuntos Sociais da Casa.

O chefe da pasta assegurou aos parlamentares que o processo que, pela primeira vez licitou o sistema de transporte público do Distrito Federal, está dentro de todas as regras legais que regem esse tipo de concessão.

“Recebemos mais de 170 questionamentos judiciais em relação a essa licitação e se ela chegou ao final é porque tem uma consistência legal excepcional”, disse o líder da Secretaria de Transportes.

“Não existe nada nessa licitação que seja juridicamente repreensível, uma vez que estudamos todas as licitações de transporte já realizadas no Brasil, para garantir que nenhuma brecha fosse deixada”, completou.

O secretário também destacou os desafios que se iniciam no próximo mês, quando os primeiros novos ônibus começam a circular, operados pela empresa São José.

“Estamos implantando a metronização dos sistema, ou seja, os ônibus funcionarão num sistema parecido com o metrô, em que apenas uma linha, com uma frequência e velocidade maior, realiza cada trecho”, contou.

Para o secretário será necessário um intenso trabalho de informação para a população de como utilizar o novo sistema e fiscalizar as empresas, para garantir que ele funcione em consonância o com as regras previstas no edital.

Deixe um comentário