DF é campeão na doação de órgãos

O Distrito Federal foi reconhecido como o maior captador de doadores de órgãos do país – com 33 doações por milhão de pessoas -, em anúncio feito ontem (25) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento da “Campanha Nacional de Doação de Órgãos”.
No evento, foi apresentado o balanço de transplantes realizados no primeiro semestre deste ano no país, que registrou uma média de 13,5 doações por milhão de pessoas.
O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, que representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lembrou o esforço do GDF desde 2011 para recuperar o programa de transplantes de órgãos na capital.
“O cenário hoje é outro. Trouxemos o DF para a dianteira do país em cirurgias de coração e córnea, estamos em terceiro lugar em rim e fígado e vamos iniciar pulmão e medula”, informou Barbosa.
DOAÇÕES – A doação de órgãos no DF aumentou 40% no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro e julho deste ano foram captados 42 órgãos, enquanto nos mesmos meses de 2012 foram 25.
“Alcançamos o primeiro lugar nacional em doações de órgãos por milhão de habitantes, atingindo números semelhantes ao da Espanha, país de referência”, comentou a coordenadora da Central de Captação de Órgãos da SES/DF, Daniela Salomão.
A solenidade de hoje encerrou a “Semana Nacional de Doação de Órgãos”, que foi aberta com caminhada em prol da vida no último domingo (22), no Parque da Cidade.

Fonte:

Deixe um comentário