Detran traz a Brasília cinema movido à energia de pedal

A atividade faz parte do cronograma da Semana Nacional de Trânsito

48e12f1192f9d512a6a4b638562d9049_M

 O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio do Núcleo de Programa Educativo de Trânsito (Nupet), vai trazer, pela primeira vez a Brasília, o Projeto Cine Pedal Brasil.

Trata-se de um festival de conteúdo audiovisual itinerante, gratuito e ao ar livre, onde a energia necessária para a projeção dos filmes é gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas.

O evento vai fazer parte do cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito e será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, das 16h às 22h, na Praça do Museu Nacional.

A iniciativa proporciona, além do acesso democrático ao conteúdo audiovisual, a conscientização ambiental e a geração de energia limpa. Os filmes a serem exibidos serão os documentários “Bike vs Carros” e “O Menino e o Mundo”.

O festival circulou em sua primeira fase pelas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Na segunda fase mais cinco cidades serão contempladas pelo projeto: Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal.

O Projeto

O Cine Pedal Brasil é uma experiência interativa, colaborativa e inclusiva, onde o espectador é convidado a refletir sobre a sua relação com o consumo energético e a presença da tecnologia em sua vida.

As bicicletas, ao serem pedaladas pelo público, produzem a energia limpa que alimenta todo o equipamento necessário à projeção cinematográfica. A energia humana se converte em cinética e mecânica, expondo em um só ato, um conceito avançado de sustentabilidade.

Além de gerar a energia necessária à realização do festival, o público será estimulado também, por meio da campanha de divulgação, a usar bicicletas como meio de transporte para ir ao evento, promovendo assim, também, a conscientização sobre a mobilidade urbana.

Como participar

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, que podem ser de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.

Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz, que será recebida por um equipamento condensador, que alinhará toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

Fonte: cinepedalbrasil.com

Fonte:

Deixe uma resposta