Detran faz blitz educativa em eventos esportivos do DF

Equipes de educação do Departamento de Trânsito (Detran) realizam hoje (04) ações educativas durante o passeio ciclístico promovido pela organização não governamental “Rodas da Paz”, no Plano Piloto, e no projeto “Correndo atrás de um sonho”, organizado pelas associações do Incra 8, em Brazlândia.

“(o passeio ciclistico) É uma oportunidade para o departamento mostrar sua atuação com vários atores – pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e os próprios condutores e levá-los a pensar na responsabilidade individual”, destacou o diretor de educação do Detran, Marcelo Granja.

Haverá, também, uma apresentação teatral na concentração dos eventos com os bonecos que representam a faixa de segurança, o semáforo, o celular, o controlador de velocidade e os bonecos que representam a comunidade – Lia, Chico e O Professor.

“A gente tem trabalhado muito com a população em dois fatores de risco, a velocidade e a dispersão (provocada pelo uso do celular, pela embriaguez etc)”, explicou Granja.

Por essa razão, uma das mensagens que é passada nessas apresentações, é que “todos têm um papel no trânsito e, mesmo seguindo todas as orientações é importante observar o tráfego, pois acidentes acontecem”, ressaltou o educador.

Além de apresentação teatral, o Detran vai disponibilizar aos participantes dos eventos jogos educativos e distribuição de brindes.
Passeio Ciclístico

O passeio anual, que reúne cerca de três mil ciclistas, terá concentração na Praça do Museu Nacional da República, a partir das 8h.

O Detran realizará jogos educativos e apresentação de teatro com o objetivo de conscientizar e contribuir para um trânsito seguro para todos, com especial atenção aos usuários de bicicleta.

Por exemplo, o órgão recomenda aos ciclistas que utilizem as ciclovias e as faixas exclusivas para travessia, circulem sempre à direita da pista e mais próximo ao canto e utilizem os equipamentos de segurança obrigatórios, como retrovisores, refletivos nas laterais e traseira da bicicleta e buzina.
Correndo atrás de um sonho

O projeto socioesportivo “Correndo atrás de um sonho” acontece na Praça Central do Incra 8 e na futura pista de atletismo (campão), em Brazlândia, das 9 às 13h.

A programação prevê corrida, torneios de futsal e de vôlei, além de brincadeiras para as crianças.

O Detran vai disponibilizar uma tenda com jogos educativos e levará bonecos gigantes que farão a interação com o público do evento.

Fonte:

Deixe um comentário