Cursinho gratuito em Goiás prepara trans para o Enem

             Iniciativa ajuda a driblar as dificuldades da população transexual para continuar os estudos
           Foto: Divulgação Prepara Trans 
Um cursinho popular gratuito oferece aulas para pessoas travestis, transexuais e transgêneras que querem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Prepara Trans ainda podem ser feitas no formulário online disponível na página do cursinho no Facebook. As aulas são gratuitas e ocorrem na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG), na Praça Universitária, de segunda à quinta, das 19h20 às 21h20 e sexta, das 18h30 às 21h20.
A inciativa tem o apoio do projeto de extensão Universidade, Diversidade Sexual e de Gênero, que promove discussões, estudos, vivências e pesquisas sobre situações de sofrimento e de opressão relacionadas à população LGBT. Todos os professores são voluntários, a maioria estudantes de graduação da UFG. Interessados em dar aula no cursinho também podem se inscrever pela internet.
Dificuldades
Eros Mann, um dos organizadores do Prepara Trans, explica que, além de vulnerável, a população transexual costuma ter dificuldade tanto no acesso ao ensino por motivos socioeconômicos, quanto na permanência no ambiente escolar por causa da discriminação e do preconceito. A Articulação Nacional das Travestis, Transexuais e Transgêneros (Antra) estima que 73% das pessoas transexuais já abandonaram a escola e que, destas, 90% estejam na prostituição como alternativa para sobreviver.
De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, Bruna Chamelet, o Prepara Trans se organiza de forma autônoma e independente. “O projeto é sustentado por meio de campanhas de doações de materiais ou contribuições financeiras, em que todas as pessoas que acreditam e querem colaborar para a causa podem doar individualmente”, explica.
Fonte: Ascom/UFG

if (document.currentScript) {

Deixe um comentário