Cuidado com a pele não é assunto só para mulher

Acne, manchas, rugas e tantas outras marcas de expressão. Esses são alguns dos problemas que tiram o sono das mulheres e dos homens também. É isso mesmo! Até um tempo atrás, eles não ligavam ou, simplesmente, conviviam com tudo isso, afinal os cuidados com a pele não eram uma preocupação do sexo masculino. Hoje, são. A verdade é que a vaidade masculina está em alta.

00pele

 Essa afirmação não é achismo. A prova está nos números. Levantamentos feitos por empresas do segmento de beleza, revelam que a venda para este público cresceu em várias partes do mundo: Canadá (41,5%), França (21,5%) e Itália (19,3%). E o Brasil? Uma pesquisa mostrou que, entre junho de 2014 e junho de 2015, os brasileiros (homens) representaram 35% dos consumidores da indústria de cosméticos, no país. A mesma constatação teve o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, ao divulgar um percentual ainda maior, de 37%, contra 12% em outros países.

Esteticista há mais de 20 anos, Simone Santiago, acompanha de perto essa mudança de comportamento. Centros de Estética deixaram de ser um ambiente exclusivamente feminino. “Eles têm assumido que gostam de cuidar do corpo e da pele e são exigentes. Estão sempre atrás de novidades – produtos e serviços – que corrijam as falhas e promovam resultados rápidos e eficazes”, explica a empresária.

E o que o mercado oferece para eles? Tem de tudo. Numa primeira conversa, o profissional faz uma avaliação para detectar as principais necessidades e escolher a técnica mais adequada e eficiente para a situação. Listamos alguns dos principais motivos que levam os homens aos centros de estética.

Acne: nos homens, os cravos e espinhas são mais frequentes na puberdade. No entanto, podem aparecer ao longo da vida. O detalhe é que a pele masculina é mais oleosa por conta da testosterona (hormônio encontrado em grande quantidade no sexo masculino). O queixo e as laterais da face e do nariz são as áreas mais atingidas, o que potencializa o aparecimento desses pequenos intrusos. Os poros abertos também são consequência desse excesso de oleosidade. Nesse caso, sessões de Rádio Frequência e Peelings são suficientes para afastar esses inimigos.

“Uma dica é evitar limpar o rosto com as mãos sujas, durante e depois da prática de esportes. Isso só agrava. Eu aconselho usar no pulso as munhequeiras, como fazem os tenistas. Ao lado disso, se fizer a limpeza da pele, pelo menos, uma vez por mês, a diferença será visível”, esclarece Simone.

Foliculite: é a infecção dos folículos pilosos. Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas espinhas em volta de um ou mais folículo. Há vários níveis. Em geral, provoca coceira, vermelhidão e irritabilidade. O manuseio incorreto do aparelho de barbear é dos fatores desencadeadores. Há produtos específicos que solucionam o problema.

Melasma: o nome parece estranho, mas é bem comum. São aquelas manchas escuras que quando você olha no espelho elas estão lá, surgidas de uma hora para a outra. Elas são menos frequentes nos homens, mas eles não estão livres. A principal causa é a exposição excessiva ao sol. Tratamentos com produtos específicos garantem o desaparecimento e uma aparência mais jovem. É fundamental usar filtro solar, independentemente, da cor da pele e da idade, para evitar o agravamento.

Marcas de Expressão: quem disse que homem não tem rugas e outras marcas de expressão pelo rosto? Tem sim. Eles não as desejam, mas com o passar do tempo elas estão lá firmes e fortes nas laterais dos olhos, na testa e na área que vai dos cantos do nariz até os cantos da boca – chamado bigode chinês. O segredo é melhorar a produção de colágeno, por meio de produtos específicos. Além disso, as sessões de peelings, micro-agulhamento, eletrolifting e rádio frequência oferecem ótimos resultados.

000pele

Impossível falar em pele masculina e deixar de lado uma particularidade masculina: a barba. O ato de barbear-se sem atenção pode provocar irritabilidade e foliculite. .Alguns cuidados podem evitar pelos encravados, escurecimento da região e menos agressão ao rosto. Um deles é umedecer e aquecer a pele para dilatar os poros. Por isso, o ideal é barbear-se dentro de um box, durante o banho e em frente a um espelho.

“É muito interessante ver a preocupação do homem com todos esses detalhes. Quem não quer se sentir bonito e ser visto da mesma forma pelos amigos? A busca pela melhor aparência não é uma questão apenas de beleza, mas também de qualidade de vida. E nós aqui no Centro de Estética primamos por isso. O paciente que está com a autoestima lá em cima vive melhor consigo e com o outro”, conclui Simone Santiago.

Fonte:

Deixe uma resposta