Conversa de passarinheiro

Tancredo Maia Filho (*)

 conversa-de-passarinheiro_primavera_09_07_2016-e1467984868424Brasília, com suas amplas áreas verdes, parques e jardins, é um paraíso para a observação de aves. Um lugar especial, que tem atraído a atenção dos passarinheiros da cidade e visitantes é o Altiplano Leste. Até há pouco tempo, aquele local só era visitado para a observação de aves pelos amigos Margi Moss, Edgard Thomas e Marcelo Monteiro. Com as dicas iniciais desses passarinheiros, hoje, os melhores pontos estão mapeados, desde o início do condomínio até as margens do Rio São Bartolomeu, com sua rica mata ciliar.

No Altiplano, é possível observar, entre outras espécies, a araribamba-preta, o beija-flor-de-garganta-verde, o chifre-de-ouro (uma espécie pra lá de especial de beija-flor), o capacetinho-do-ôco-do-pau. Sábado (16/7), acompanhamos a família Guerra (Ana Clara e Célia& Rômulo, de Paracuru/CE, junto com colegas do Observaves. O destaque do dia foi a miúda guaracava-modesta.

GUARACAVA-MODESTA – Sublegatus modestus (Wied, 1831). Também conhecido como sertanejo, pertence ao gênero Elaenia, da família dos Tyrannidae, da ordem dos Passeriformes. Este é um dos gêneros com maior dificuldade para identificação. Às vezes, é necessário, ouvir o canto de uma elaenia para identificá-la. A guaracava-modesta mede 13 centímetros (é uma das menores guaracavas) e macho e fêmea são iguais, sem diformismo sexual. O bico é curto e apresenta a base da mandíbula pálida de tom rosado. Alimenta-se de insetos que captura no ar ou sobre a copa de arbustos, dando voos curtos.

É comum em grande parte do Brasil, do Nordeste ao Centro-Oeste até o sul da região amazônica. Também, podemos observar a guaracava-modesta no Parque Olhos D’Água e no Parque Nacional de Brasília.

Nos próximos 15 dias estarei passarinhando no Pantanal e no Acre. Espero, na volta, ter boas histórias para contar. Até a volta!

 

(*) Seja um observador de aves. Junte-se a nós! Informações em: www.observaves.blogspot.com.br

Fonte:

Deixe um comentário