Construção de túnel em Taguatinga

O GDF lançou ontem (5), o edital de pré-qualificação (que define as empresas que preenchem os requisitos necessários para participar do processo licitatório) para a construção de um túnel no centro de Taguatinga, que pretende aumentar a fluidez no trânsito e acabar com os engarrafamentos no local.

“Num dia normal, transitam pelo Centro de Taguatinga cerca de 60 mil veículos, sendo que, desses, 60% estão apenas de passagem. Por isso, a importância do túnel, que permitirá que esses carros não interfiram no trânsito da cidade”, ressaltou o secretário de Obras, David de Matos.

A obra –com 830m de extensão- está orçada em aproximadamente R$260 milhões e os recursos para sua execução são provenientes do PAC Mobilidade Grandes Cidades.

A construção faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7km de extensão e ligará Sol Nascente, em Ceilândia, ao Eixo-Monumental e à Estação Asa Sul Plano Piloto, passando por Taguatinga.

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, passarão pelo túnel e sairão na EPTG.

Do outro lado, quem chegar à Taguatinga pela EPTG passará por ele até o início da Via Estádio, com acesso à saída logo após o viaduto da Avenida Samdú.

A construção evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro de Taguatinga, e as vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte.

Empresas interessadas em participar do processo -gerenciado pela Secretaria de Obras e a Novacap – devem apresentar os documentos exigidos para a pré-qualificação, que ocorrerá na sede da Novacap, no dia 10 de outubro, às 9h. Confira o edital no site.

De acordo com a secretaria, estão previstas, ainda, a construção de viadutos e o alargamento de pistas com a criação de faixas exclusivas de ônibus na Hélio Prates, Comercial Norte, Samdú, Estrada Parque Indústrias Gráficas e Estrada Setor Policial Militar.

Fonte:

Deixe um comentário