Congresso Nacional expõe obras do Museu Imperial de Petrópolis

Pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos da época do Império, pertencentes ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ), estão em exposição no Salão Negro do Congresso Nacional. As peças integram a mostra “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823”, promovida pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Inserida nas comemorações dos 190 anos do Parlamento brasileiro, a exposição estará aberta ao público até o dia 20 de outubro, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Cinco temas

As peças se dividem em cinco módulos temáticos: “A Transferência da Corte Portuguesa para a América”, “O Processo da Independência do Brasil”, “A Formação do Estado Nacional – O Papel do Legislativo”, “A Consolidação do Império no Brasil” e “Os Símbolos da Ordem Monárquica”.

Entre os acontecimentos e aspectos enfocados na mostra, destacam-se, por exemplo, a primeira eleição de deputados brasileiros para o Parlamento português, a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império e o papel histórico da princesa Isabel, primeira brasileira a assumir o cargo máximo do País.

A exposição tem curadoria de Ricardo Oriá, Clarissa Castro e Maurício Ferreira, diretor do Museu Imperial.

Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo pelo telefone 0800-619619 ou pelo e-mail[email protected].

 

Museu Imperial e Faap

O Museu Imperial, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura, funciona na antiga residência de verão de D. Pedro II, na cidade de Petrópolis (RJ). Com o fim da Monarquia, o prédio foi ocupado por dois educandários até ser transformado em museu, em 1940. Hoje, abriga o mais significativo conjunto de objetos, documentos e livros relacionados ao período monárquico.

A Fundação Armando Alvares Penteado é uma instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura. Fundado em 1960, em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da Faap iniciou suas atividades em Brasília em 1995, com a realização de exposições em parceria com instituições como a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). As mostras, com temas que permeiam a história do Brasil, são pensadas didaticamente, com o objetivo de atender a todos os públicos e de proporcionar a compreensão e o conhecimento por meio da arte.
SERVIÇO

Exposição “O Império em Brasília: 190 Anos da Assembleia Constituinte de 1823”

Período: até 20 de outubro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: segundas-feiras e de quinta a domingo, das 9h às 17h. Nas terças e quartas-feiras, apenas visitas agendadas.

Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: 0800619619 ou pelo e-mail[email protected].

Entrada franca

 

Fonte:

Deixe um comentário