Comida de verdade

Comida de Verdade; Este é o nome de um programa bem interessante no Youtube em que a apresentadora Rita Lobo faz algumas orientações com a presença, muitas vezes, de pesquisadores ilustres na área da alimentação e nutrição no Brasil.

00b54812
Rita Lobo em seu programa “Comida de Verdade”. Foto: reprodução.

Na aula 6 do programa, por exemplo, o convidado foi o professor Carlos Monteiro, epidemiologista renomado. Ele foi o primeiro a estudar a fundo o processo de transição nutricional pelo qual nossa população passou, e que hoje é evidenciado pelo crescente aumento da obesidade entre adultos e crianças.

No programa, o professor Monteiro falou sobre estratégias para cuidarmos da alimentação da família. Uma coisa importante que ele comentou foi que as tarefas de casa precisam ser compartilhadas, inclusive com as crianças. De acordo com a idade, a complexidade das tarefas vai sendo alterada.

Muitas vezes, o problema relatado pelas famílias para não se adotar hábitos alimentares saudáveis é a vida agitada moderna. Erroneamente muitos acreditam que para se ter uma alimentação saudável e equilibrada seria necessário voltar no tempo e comer como nossos avós.

Na verdade, precisamos entender a nova conjuntura familiar. Dessa forma, a divisão de tarefas não sobrecarregará ninguém, sobretudo as mulheres, sempre vistas como as únicas responsáveis pela comida de casa, mas que hoje em dia trabalham fora de casa tanto quanto os homens.

Escolher receitas, montar cardápio, fazer as compras, preparar as refeições, são tarefas que devem ser compartilhadas em casa. As crianças podem ajudar no preparo da mesa e, com o passar dos anos, na elaboração das preparações. Dessa forma, estimulamos nelas o interesse pelos alimentos.

Fonte:

Deixe um comentário