Começam nesta terça as inscrições para o EJA

Interessados em estudar em uma das 122 unidades de ensino que oferecem a educação de jovens e adultos (EJA) terão até 30 de junho para se inscrever via Telematrícula (156). Para ingressar no fundamental, a idade mínima é de 15 anos. Para o nível médio, o aluno deve ter pelo menos 18 anos.

Não há limite de vagas para a modalidade presencial. “Todos os que procurarem pelo serviço nesse período serão atendidos”, afirma o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Fábio Pereira de Sousa, da Secretaria de Educação. A média de inscritos por semestre é de 3 a 4 mil pessoas, de acordo com ele.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo telefone. Ao ligar para o 156, a pessoa deve ter em mãos o número do cadastro de pessoa física (CPF) e do registro geral (RG), CEP e histórico escolar, para que avaliem em qual etapa o estudante deve ingressar.

Após o resultado, previsto para a primeira semana de julho, o estudante deve comparecer à unidade de ensino destinada e confirmar a matrícula pessoalmente. “O aluno pode informar em qual escolar quer estudar. Caso a unidade não tenha mais vaga, ele será encaminhado para outra”, explica o subsecretário.

Cada segmento da EJA tem duração de um semestre, que equivale a um ano no ensino regular. Os cursos são presenciais e podem ocorrer nos três turnos, dependendo da unidade escolar. As aulas se iniciam na primeira semana de agosto.

Educação de jovens e adultos

A educação de jovens e adultos existe no DF desde 1996. A modalidade foi criada para atender quem quer retomar os estudos e reconhecer a educação como direito fundamental.

O ensino é dividido em três segmentos. O primeiro e o segundo são formados por quatro etapas, correspondente aos anos iniciais (alfabetização) e finais do ensino fundamental, respectivamente. O terceiro segmento é composto por três etapas, referentes ao ensino médio. Em 2016, 50.963 alunos foram matriculados na EJA.

Inscrições para educação de jovens e adultos

De 20 a 30 de junho

Pelo telefone 156

De segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas

Fonte:

Deixe um comentário