Cirurgias para homens com problemas urológicos

Com o aumento de cirurgias urológicas realizadas em homens, o Hospital Regional do Paranoá (HRPa) precisou destinar uma sala do centro cirúrgico especialmente para a execução desses procedimentos, todas as terças-feiras pela manhã, para que possa receber mais pacientes.

Em 2012, a unidade realizava uma média de 25 vasectomias (método contraceptivo realizado com a interrupção dos canais reprodutores do homem) por mês, número que subiu 20 por cento este ano e chegou a 30 procedimento/mês.

“Antes não tínhamos uma sala reservada para esse tipo de procedimento, e hoje, além de uma sala, temos uma equipe totalmente preparada para realizar todos esses procedimentos”, enfatizou o urologista, Rodrigo Braz.

Segundo ele, além dessas medidas, a unidade de saúde também implantou 12 novos tipos de cirurgia urológica, que compõem uma lista com procedimentos como vasectomia, colocação de sling ou alça (faixa de suporte por debaixo da uretra para tratamento de incontinência urinária) e prostectomia transvesical (quando é necessário reduzir o tamanho da próstata).

“Estamos trabalhando muito para atender o maior número de pacientes que precisam dessas cirurgias, é muito importante esse trabalho, pois muitas pessoas estão sendo beneficiadas”, destacou o urologista Ulisses Costa.

O Hospital do Paranoá também conta com um novo centro cirúrgico de proctologia, área responsável pelo diagnóstico e tratamento de afecções.

Fonte:

Deixe um comentário