Ceilândia chega aos cinemas

Estreia na sexta-feira (12) o documentário “A Cidade É Uma Só?”, do roteirista e diretor Adirley Queirós, que ao tratar sobre os 50 anos de Brasília discute a existência de exclusão territorial e social de parte da população que não habita a região central da cidade.
O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), quando, em 1971, houve remoção dos barracos construídos nos arredores do Plano Piloto. Tendo Ceilândia como referência histórica, os personagens do filme vivem e presenciam as mudanças da cidade.

“Meus pais foram expulsos de Brasília, sou da primeira geração pós-aborto territorial. Moro em Ceilândia há mais de 30 anos. Me tornei cineasta e grande parte do meu trabalho está relacionado a este tema. Tudo o que sou e penso, tudo aquilo que minha geração é, como age, é fruto desta contradição de ser e não ser de Brasília”, explica Adirley Queirós.

O filme, que recebeu prêmio da crítica na Mostra de Tiradentes em 2012 e Menção Honrosa na Semana dos Realizadores em 2011, está em cartaz nos cinemas.

 

Confira o trailer:

 

Nathália Paccelly
Repórter do Brasília Capital

Fonte:

Deixe um comentário