“Carreta da Mulher” chega a três cidades

A “Carreta da Mulher” chega nesta segunda-feira (12) às cidades do Gama, Estrutural e Sobradinho e o objetivo será a realização de 150 exames diários, durante 15 dias, em cada unidade: 50 mamografias, 50 preventivos de câncer (Papanicolau) e 50 ecografias (ultrassom).
“Permitir o diagnóstico rápido de câncer do colo do útero e de mama e ainda acesso facilitado aos exames perto de casa são os objetivos”, destacou hoje a coordenadora política do programa, Fátima Rola.
Em Sobradinho será distribuída senha, a partir das 7 horas – serão 50 para cada uma das especialidades, com a realização do atendimento no mesmo dia, 25 pela manhã e 25 no período da tarde.
Na Estrutural, agentes comunitários percorreram a comunidade para agendar o atendimento, principalmente para aquelas que passaram pelo posto e estão sem diagnóstico, de acordo com dados das equipes de saúde da família.
No Gama, as pacientes serão atendidas por senha, mas parte das mamografias foi previamente agendada, “nunca passando da metade das vagas, para garantir o atendimento a aquelas que buscarem a carreta no dia”, explicou a subsecretaria de atenção primária a Saúde, Rosalina Sudo.
De acordo com a médica, o objetivo do agendamento é o de garantir o atendimento para quem tem mais de 50 anos e, nos últimos três anos, não fez o exame considerado fundamental no preventivo ao câncer.
Será preciso levar o pedido médico para a realização da ecografia (ultrassom), que poderá ser realizada em qualquer parte do corpo (mama, tireoide, abdômen total, transvaginal, por exemplo).
Para mamografia, quem tem mais de 40 anos está dispensada do pedido médico, mas as mais novas serão atendidas, desde que levem o pedido e obtenham a senha.
No caso do preventivo (Papanicolau), indicado para todas que iniciaram a vida sexual, não há necessidade de requisição médica.
RESULTADOS – Em apenas 15 minutos, quem passar pela ecografia será encaminhado ao médico para receber o diagnóstico e tratamento ou ser encaminhado para alguma especialidade médica nos centros de saúde.
Para mamografia, é fornecido um protocolo para que, em três dias, a paciente compareça a Carreta da Mulher para consulta.
O preventivo leva 18 dias e o resultado é entregue no Centro de Saúde, em dia e horário agendados.

Fonte:

Deixe um comentário